Results for 'Paulo Henrique Martins'

992 found
Order:
  1.  81
    Black is the new orange: how to determine AI liability.Paulo Henrique Padovan, Clarice Marinho Martins & Chris Reed - 2023 - Artificial Intelligence and Law 31 (1):133-167.
    Autonomous artificial intelligence (AI) systems can lead to unpredictable behavior causing loss or damage to individuals. Intricate questions must be resolved to establish how courts determine liability. Until recently, understanding the inner workings of “black boxes” has been exceedingly difficult; however, the use of Explainable Artificial Intelligence (XAI) would help simplify the complex problems that can occur with autonomous AI systems. In this context, this article seeks to provide technical explanations that can be given by XAI, and to show how (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  51
    Redes sociales: Un nuevo paradigma en el horizonte sociológico.Paulo Henrique Martins - 2009 - Cinta de Moebio 35:88-109.
    La tesis central del presente texto es que la emergencia del nuevo paradigma de los movimientos sociales es verificada por la fuerza creciente de la idea de red social al interior de las ciencias sociales. Sin embargo, entendemos que el reconocimiento más amplio de este nuevo paradigma es impedido p..
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Kant e o problema do sujeito.Paulo Henrique Flores - 2020 - Sofia 8 (2):66-79.
    Este artigo apresenta o conceito problemático de sujeito na filosofia de Kant. Iniciamos por apresentar as linhas principais e os sentidos empírico e transcendental da Subjektivität na primeira Crítica de Kant, as suas significações epistemológicas e práticas e a maneira como ela responde à invenção de uma posição radicalmente construtivista em filosofia. O sujeito é, acima de tudo, uma atividade formal de unificação no nível teórico, uma atividade que é também a condição de possibilidade universal de toda experiência coerente. Daí (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  10
    The Mutiny of the Pseudonyms in the Kierkegaardian Authorship.Paulo Henrique Lopes - 2020 - Kierkegaard Studies Yearbook 25 (1):303-321.
    The essay emphasizes the unsolvable tension between activity and passivity implied in Kierkegaard’s reduplication as an author of authors. To characterize the different approaches to pseudonymity, I will use the term Halvbefaren [the inexperienced seaman] to refer to a reading that appeals only to Kierkegaard’s or to the pseudonyms’ authority over the authorship, and Helbefaren [the experienced seaman] to refer to another interpretation that recognizes that unsolvable tension between them. Recurring to the sailing metaphor implicit in these terms that appear (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  5
    O lugar próprio no espaço impróprio: o negro, o judeu e o comum.Paulo Henrique Fernandes Silveira - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):175-191.
    O lugar próprio no espaço impróprio: o negro, o judeu e o comum Resumo: No pós-guerra, uma série de intelectuais que residiam na França, alguns deles, como exilados ou expatriados, travaram um intenso debate a respeito das condições do negro e do judeu. Jean-Paul Sartre formulou uma das questões centrais desse debate: haveria uma essência da negritude ou do judaísmo? Para Frantz Fanon, Maurice Blanchot, Jacques Derrida e Edmond Jabès, a negritude e o judaísmo podem ser compreendidos a partir das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  17
    Como a história da escravidão pode ajudar a formar uma teoria brasileira do direito? | How can the history of slavery inform a Brazilian theory of law?Paulo Henrique Rodrigues Pereira - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):272-291.
    ResumoO direito brasileiro foi articulado em torno das categorias clássicas do liberalismo europeu. Para além do debate da compatibilidade entre liberalismo e escravidão, esse artigo pretende demonstrar como a necessidade de preservar uma escravidão semilegal constituiu institucionalidades que fizeram com que o direito brasileiro operasse problematicamente sob o registro da tradição liberal, mesmo em relação aos seus cidadãos livres. Isso não foi um “erro” do direito, uma falha, mas foi antes uma ação inteligível dos arquitetos das formas e modos de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  5
    Na Fronteira da Fenomenologia: Sentido Além Do Fenômeno.Paulo Henrique Carboni - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (32):95-105.
    Com este artigo pretendemos apresentar a relação entre o sentido e o conhecimento do fenômeno. A fenomenologia iniciada por Edmund Husserl e continuada em nomes como o de Emmanuel Levinas e Maurice Merleau-Ponty se apossou desta questão para oferecer tanto a crítica quanto a possibilidade do saber fenomenológico relacionado a facticidade da subjetividade. Veremos como a pergunta pelo sentido, na argumentação dos dois filósofos, se desdobra para o que está além-do-sentido. Isso perturba o fenômeno claro e racional que a fenomenologia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  9
    Uso e Contexto: Antirrealismo No Tractatus Segundo McGuinness.Paulo Henrique Silva Costa - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (31).
    McGuinness (2002) é possivelmente, ao lado de Ishiguro (1969), um dos principais nomes do antirrealismo no Tractatus. De modo geral, a leitura antirrealista é baseada no princípio do contexto (TLP, 3.3) – [...] “é só no contexto da proposição que um nome tem significado” – e se inicia pela análise do uso do nome, no contexto da proposição, para, a partir disso, explicar o seu significado. A tese central da leitura antirrealista diz, portanto, que não é possível determinar o significado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  5
    Tradução: Pobreza, igualdade e justiça social: Republicanismo kantiano e contratualismo rawlsiano.Judikael Castelo Branco & Paulo Henrique Oliveira Rocha - 2021 - Perspectivas 6 (2):387-427.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  8
    A crítica do liberalismo conservador em José Guilherme Merquior.Paulo Henrique Paschoeto Cassimiro & Kaio Felipe - 2023 - Dois Pontos 19 (2).
    Este artigo explora alguns elementos da interpretação do liberalismo e do conservadorismo na obra de José Guilherme Merquior, tendo em vista dois problemas fundamentais. Em um primeiro momento, buscaremos tornar explícitos alguns elementos de O Liberalismo: Antigo e Moderno para entender como a contribuição de Merquior traz uma sofisticação teórica e crítica que não estava disponível na nossa literatura sobre história das ideias no período. Num segundo momento, procuraremos demonstrar que sua abordagem crítica permite a Merquior tratar o estudo do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  15
    A trajetória do dado fenomenológico (1874-1945):: de Brentano a Merleau-Ponty, o panorama das ideias e as polêmicas.Paulo Henrique Reis de Sena - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 7 (1):26-42.
    O artigo versa sobre a aparição e os desdobramentos de algumas, dentre as principais abordagens da fenomenologia, no que se refere ao problema do sentido intuitivo do dado fenomenológico. Qual sua natureza? Como deve ser teorizada sua objetividade? Bem como, o sentido de sua imediaticidade? É um artigo bastante simplificador do problema, no qual se tem como objeto apresentar a dinâmica do trabalho fenomenológico no período entre 1874 e 1945 a partir de uma brevíssima exposição das polêmicas internas da tradição (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  15
    A DIGNIDADE HUMANA A PARTIR DE UMA ÉTICA DO TESTEMUNHO: Entre a desumanização, o relato e a corporeidade.Paulo Henrique Araújo da Silva & Saulo Monteiro Martinho de Matos - 2024 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 8 (2).
    A partir de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, este artigo busca identificar o potencial do relato de reformular a teoria moral da dignidade humana, tornando a normatividade dela decorrente sensível às peculiaridades das minorias sociais. Este trabalho, dentre várias outras produções, tem como referencial teórico principal a obra Torture and Dignity: An Essay on Moral Injury (2015), de Jay Bernstein, além de utilizar, para fins de compreensão do caráter intergeracional do relato, o livro O que os cegos estão sonhando? (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  4
    O direito a ter direitos como uma teoria do reconhecimento.Paulo Henrique Araújo da Silva & Victor Sales Pinheiro - 2024 - Controvérsia 20 (1):118-133.
    O presente artigo discute o direito a ter direitos, compreendido como a formulação de uma personalidade jurídica a partir da qual são atribuídos direitos legais aos indivíduos. A partir de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, a problemática desenvolvida nesta pesquisa consiste em ampliar esse conceito para além de seu diagnóstico político-jurídico, compreendendo a ideia de descartabilidade decorrente de sua destituição pelos regimes totalitários como uma consequência da mudança de percepção moral sobre a humanidade. A hipótese a ser analisada é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  24
    A Construção do Imaginário Religioso Católico: Estudo Sobre Três Veículos Midiáticos da Arquidiocese de Belo Horizonte em Minas Gerais.Paulo Henrique de Souza - 2014 - Horizonte 12 (33):253-254.
    SOUZA, Paulo Henrique de. A Construção do Imaginário Religioso Católico: Estudo Sobre Três Veículos Midiáticos da Arquidiocese de Belo Horizonte em Minas Gerais. 2013. 98f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  13
    Etnoconhecimento Terena na literatura científica: um estudo bibliográfico para o Estado da Arte.Paulo Roberto Vilarim, Décio Ruivo Martins & Sérgio Paulo Jorge Rodrigues - 2021 - Odeere 6 (2):16-34.
    O povo Terena é uma etnia indígena com vasto material de pesquisa e com um número de membros Terena que são pesquisadores e que produz um número considerado de material científico. Atualmente os Terena são uma população de cerca de 28 mil indivíduos no estado do Mato Grosso do Sul e que se distribuem por várias terras indígenas em todo o estado, além de outras em São Paulo e Mato Grosso, bem como em diversas cidades. Sua produção cultural e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16. História das lesões meniscais na reconstrução do ligamento cruzado anterior.Wilson Mello A. Jr, Paulo Cesar Ferreira Penteado, Adriano Marchetto, Ismael Fernando, Carvalho Fatarelli, Rubens Lombardi Rodrigues & Paulo Henrique Cerqueira - forthcoming - História.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  91
    Not Telling the Truth in the Patient–Physician Relationship.Carlos Henrique Martins Da Silva, Renato Luiz Guerino Cunha, Ronaldo Borges Tonaco, Thúlio Marquez Cunha, Carolina Boaventura Diniz, Gustavo Gontijo Domingos, Juliana Diniz Silva, Marcelo Vitral Vitorino Santos, Melissa Ganam Antoun & Rodrigo Lobato de Paula - 2003 - Bioethics 17 (5‐6):417-424.
    ABSTRACT The presence of truth and honesty is a permanent demand, and becomes vital the more committed and intimate a relationship is. Medical practice is relevant to this discussion when one questions whether or not a physician should always tell their patient the truth in the face of a progressive or potentially fatal disease, regarding the diagnosis, outcome, therapy and evolution of the specific disease. From this discussion we aim, with the present report, to look at the truth applicable to (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  18.  9
    Caminhos da Educação Escolar Indígena entre países colonizados pela Inglaterra e suas diferenças.Paulo Roberto Vilarim, Décio Ruivo Martins & Sérgio Paulo Jorge Rodrigues - 2022 - Odeere 7 (2):114-135.
    Neste artigo iremos analisar os caminhos da educação escolar indígena (EEI) em três países colonizados pela Inglaterra. Objetiva-se usar a EEI como pano de fundo para analisarmos as discrepâncias na condução da educação escolar, contando eventos históricos marcantes para a EEI. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre a EEI nos países Estados Unidos da América; Austrália e Nova Zelândia e criada uma cronologia dos marcos temporais. O enfrentamento do apartheid e do racismo provocou atrasos na condução da EEI e o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  7
    Trajetória e meandros da Educação Escolar Indígena em países colonizados por Espanha.Paulo Roberto Vilarim, Décio Ruivo Martins & Sérgio Paulo Jorge Rodrigues - 2022 - Odeere 7 (3):140-166.
    A Espanha foi uma das maiores “colonizadoras” em todo o mundo, e sua chegada em terras estrangeiras provocou um grande choque na educação dos indígenas, iniciando-se uma nova etapa na “educação” dos povos originários. Neste sentido, este artigo pretende apresentar um estudo sobre a trajetória da Educação Escolar Indígena (EEI) em seis países colonizados pela Espanha. A partir de um estudo bibliográfico, foi feito um recorte histórico da EEI, desde a chegada das missões religiosas e imposições culturais aos povos originários (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  5
    O populismo reacionário no poder: uma radiografia ideológica da presidência Bolsonaro.Christian Edward Cyril Lynch & Paulo Henrique Paschoeto Cassimiro - 2021 - Aisthesis 70:223-249.
    This article attempts to present an X-ray of reactionary populism in power by describing how several ideological elements of Brazilian and international political culture that have gathered by the far rightwing movement led by Jair Bolsonaro. The authors hark back to the politological debate on right-wing populism and conclude with an analysis of bolsonarismo as “lulismo in reverse” [às avessas].
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  7
    Giorgio Agamben e Biossegurança Enquanto Paradigma de Governo: Os Alertas Agambenianos Sobre a Pandemia Do Coronavírus e a Import'ncia da Reflexão Filosófica Na Contemporaneidade.Giovanna Faciola Brandão de Souza Lima & Paulo Henrique Araújo - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (4):55.
    A presente pesquisa tem como escopo analisar como as denominadas “razões de segurança” enquanto justificadoras de medidas excepcionais e a existência de uma peste são visualizadas por Giorgio Agamben enquanto paradigmas de governo. O objetivo é demonstrar como esses dois fatores, com a pandemia do coronavírus, se uniram e se transformaram no que o filósofo italiano denomina biossegurança. Para tanto, tratando-se de pesquisa essencialmente bibliográfica, de abordagem qualitativa, serão exploradas obras de Agamben sobre seu método, textos anteriores ao COVID-19 e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  14
    O populismo reacionário no poder: uma radiografia ideológica da presidência Bolsonaro.Christian Edward Cyril Lynch & Paulo Henrique Paschoeto Cassimiro - 2021 - Aisthesis 70:223-249.
    Este artículo pretende presentar una radiografía del populismo reaccionario en el poder, describiendo cómo diversos elementos ideológicos de la cultura política brasileña e internacional han sido reunidos por el movimiento político de extrema derecha liderado por Jair Bolsonaro. Los autores se retrotraen a la discusión politológica sobre el populismo de extrema derecha y concluyen por un análisis del bolsonarismo como “lulismo al revés” [às avessas].
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  13
    Conhecimento tradicional Kaingang: o uso de ervas medicinais.Jéssica Gaudêncio, Sérgio Paulo Jorge Rodrigues, Décio Ruivo Martins & Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira - 2021 - Odeere 6 (2):35-53.
    O povo Kaingang é o mais populoso do Sul do Brasil e está entre os mais numerosos povos indígenas do país. Neste trabalho faz-se uma relação entre as informações encontradas na literatura e a atualidade na Terra Indígena Kaingang em relação ao conhecimento que possuem sobre o uso de plantas para a cura de doenças e como interpretam a ação da erva no organismo. Para isto, realizou-se uma pesquisa de campo em uma Terra Indígena Kaingang no Paraná, cujo entrevistas forneceram (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  25
    Bar recursion and products of selection functions.Martín Escardó & Paulo Oliva - 2015 - Journal of Symbolic Logic 80 (1):1-28.
    We show how two iterated products of selection functions can both be used in conjunction with systemTto interpret, via the dialectica interpretation and modified realizability, full classical analysis. We also show that one iterated product is equivalent over systemTto Spector’s bar recursion, whereas the other isT-equivalent to modified bar recursion. Modified bar recursion itself is shown to arise directly from the iteration of a different binary product of ‘skewed’ selection functions. Iterations of the dependent binary products are also considered but (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  10
    Laboratório tecnopolítico do Comum: protótipos, reticulação e potência da situação.Henrique Zoqui Martins Parra - 2019 - Doispontos 16 (2).
    O artigo apresenta a proposta de um dispositivo de investigação denominado Laboratório Tecnopolíticodo Comum. Inspirados em conceitos de Simondon e outros autores, propomos um modo de conhecer que se realizamediante a construção de arranjos sociotécnicos alternativos em torno de problemas situados de comunidades deafetados. Uma mesopolítica atravessada pela produção do Comum em três deslocamentos: da política discursivapara a política do protótipo ; dos problemas da escalabilidade aos problemasde transdução e reticulação; dos problemas do pensamento estratégico aos problemas dapotência da situação.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  27
    Evangélicos e conservadorismo – afinidades eletivas: as novas configurações da democracia no Brasil.Paulo Gracino de Souza Junior & Carlos Henrique Pereira de Souza - forthcoming - Horizonte:1188.
    Neste artigo partimos da hipótese de que a afinidade que atrai evangélicos e conservadorismo está muito mais ligada às condições discursivas que engendram os sujeitos e suas subjetividades, do que as características intrínsecas à teologia cristã ou, especificamente, evangélica pentecostal. Com isso não queremos dizer que conformações teológicas específicas não ensejaram discursos religiosos regressivos, que a maioria de nós classificaria como conservador. Assim, chamamos a atenção, tanto para o caráter relacional, posicional das identidades evangélicas, que engendram o discurso conservador, quanto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  21
    A bioethical perspective on the meanings behind a wish to hasten death: a meta-ethnographic review.Paulo J. Borges, Pablo Hernández-Marrero & Sandra Martins Pereira - 2024 - BMC Medical Ethics 25 (1):1-35.
    Background The expressions of a “wish to hasten death” or “wish to die” raise ethical concerns and challenges. These expressions are related to ethical principles intertwined within the field of medical ethics, particularly in end-of-life care. Although some reviews were conducted about this topic, none of them provides an in-depth analysis of the meanings behind the “wish to hasten death/die” based specifically on the ethical principles of autonomy, dignity, and vulnerability. The aim of this review is to understand if and (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  15
    Eye Movements and Cognitive Strategy in a Fluid Intelligence Test: Item Type Analysis.Paulo G. Laurence, Tatiana P. Mecca, Alexandre Serpa, Romain Martin & Elizeu C. Macedo - 2018 - Frontiers in Psychology 9.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  11
    Livres d'artistes au Brésil.Paulo Silveira & Didier Martin - 2008 - Nouvelle Revue d'Esthétique 2 (2):87-94.
  30.  6
    Teologia Política e Constituição da Ordem: Carl Schmitt e a Filosofia de Estado da Contrarrevolução.Argemiro Cardoso Moreira Martins & Caio Henrique Lopes Ramiro - 2022 - Princípios 29 (60):103-130.
    O objetivo deste trabalho é desenvolver uma reflexão a respeito da leitura feita por Carl Schmitt dos intelectuais católicos como filósofos de Estado da contrarrevolução. Pontualmente, o trabalho concentra-se na relação estabelecida por Carl Schmitt entre Teologia Política e Constituição, a partir da análise das reflexões De Maistre e De Bonald, em especial no que diz respeito a leitura teológico-política de categorias centrais da teoria da constituição, como, por exemplo, a questão do poder constituinte e da constituição da ordem, uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Notas Sobre a Liberdade da Vontade em Agostinho e Anselmo.Paulo Martines - 2019 - Basilíade - Revista de Filosofia 1 (1):69-85.
    A noção de que a vontade é um bem dado à criatura racional está presente tanto na reflexão de Agostinho como naquela de Anselmo, quando ambos abordam o tema do livre-arbítrio. No entanto, a forma de considerar a vontade difere em cada um deles: para Anselmo, a liberdade será pensada como a reta determinação da vontade para o bem, é o poder de não pecar, expressão da retidão da vontade; já para Agostinho, a vontade livre será pensada como um bem (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  39
    The Peirce Translation.Martín Escardó & Paulo Oliva - 2012 - Annals of Pure and Applied Logic 163 (6):681-692.
  33.  16
    The herbrand functional interpretation of the double negation shift.Martín Escardó & Paulo Oliva - 2017 - Journal of Symbolic Logic 82 (2):590-607.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34.  83
    Positive Development Based on the Teaching of Personal and Social Responsibility: An Intervention Program With Institutionalized Youngsters.Paulo Martins, António-José Gonzalez, Margarida Pedroso de Lima, João Faleiro & Luís Preto - 2022 - Frontiers in Psychology 13.
    From the standpoint of the school settings, sport participation constitutes a key strategy concerning the manifestation of positive behaviors that result from the development of personal and social responsibility. Based on the TPSR model, the goal of this study was to evaluate the effects of an intervention geared toward teaching life skills through sport to youngsters who had been committed. The participants were evaluated before and after the intervention. After the initial evaluation, they were randomly assigned to the experimental and (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  5
    Verdade e Evidência da Existência de Deus Em São Boaventura.Paulo Martines - 2024 - Basilíade - Revista de Filosofia 6 (11):23-38.
    O tema da existência de Deus é apresentado por São Boaventura a partir de três vias que conduzem o pensamento humano à certeza natural, enquanto adesão firme à verdade que a inteligência conhece, seja segundo as razões eternas, seja por meio de provas demonstrativas. Essas três vias consideram respectivamente, o autoconhecimento da alma; o reconhecimento do mundo exterior, na relação entre as criaturas e o criador; e o plano da evidência imediata e suficiente por si para engendrar a verdade indubitável. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  30
    Livre-arbítrio E predestinação divina em anselmo de cantuária.Paulo Ricardo Martines - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (3):391-396.
    O objetivo deste estudo é apresentar a “famosissima quaestio” que envolve a relação entre a presciência, a predestinação e a graça de Deus com o livre-arbitrio humano, segundo Anselmo de Cantuária. Essa discussão aparece em seu último tratado, Ze concorda, escrito provavelmente entre 1107-1108. Nesta obra, Anselmotetoma e confirma a definição de liberdade como um poder de conservar a retidão da vontade, examinando isso à luz da graça divina.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  51
    Science and the Art of Healing: A Contribution to the History of Life Science.Paulo Nuno Martins - 2011 - World Futures 67 (7):500 - 509.
    In conventional medicine, healing is effected mainly by treating the symptoms of the physical body disease, while in mind?body medicine the cure is performed by the mind itself (thoughts and emotions). In fact, the holographic mind theory claims that the mind could be either the healer or the slayer. Thus, this article is a contribution toward a more in-depth study of this theme of conventional medicine versus mind?body medicine, particularly to understand the gifts of quantum physics to life science and (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  44
    The designation id quod summum omnium and the "divine names" in Anselm of Canterbury.Paulo Martines - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):67-78.
    Anselmo de Cantuária investiga no Proslogion (caps. 5-12) se o conteúdo de nossas palavras se refere de modo adequado à substância criadora. Essa obra de Anselmo pode ser considerada como uma meditação realizada por um espírito que busca entender aquilo que inicialmente crê a respeito do ser divino. O Proslogion nos oferecerá um caminho para pensar o sentido da busca de razões no domínio exclusivo da fé, do esforço da palavra humana para encontrar aquilo que já fora dito por outra (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  9
    Tum longas condimus iliadas: the Propertius’ Helen.Paulo Martins - 2017 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 21:159-206.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  6
    Rumour, law and elegy: considerations on Propertius 2.7.Paulo Martins - 2015 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 15:43-58.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  1
    Tum longas condimus iliadas: the Propertius’ Helen.Paulo Martins - 2017 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 21:159-206.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  29
    Do bem supremo à ética do desejo: contribuições da psicanálise à discussão ética.Luiz Paulo Leitão Martins & Vinicius Anciães Darriba - 2011 - Princípios 18 (29):203-229.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 No seminário de 1959-60, o psicanalista Jacques Lacan anuncia sua decisáo de abordar ali o tema da ética da psicanálise. Para uma clara compreensáo da contribuiçáo freudiana, ele resgata, como contraponto, a referência aristotélica da Ethica Nicomachea . Nessa obra, Aristóteles está em busca de um bem mais excelente, e este corresponde à felicidade. Ele pode ser alcançado pelo uso da atividade racional aliado à prática da virtude. Se, para Lacan, a investigaçáo aristotélica (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  4
    La meditación según Anselmo de Canterbury.Paulo Martines - 2019 - Patristica Et Medievalia 40 (1).
    Con el tema de la meditación somos introducidos directamente en el ámbito de la espiritualidad monástica, de la cual San Anselmo de Canterbury es uno de los representantes más significativos de la Alta Edad Media. Como monje benedictino, él reconoce y vive plenamente la reflexión sobre sí mismo entendida como introspección: se trata del ejercicio del retiro para, en silencio, buscar a Dios. El distanciarse del mundo y el amor del reino de Dios constituyen los signos más indicativos de la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  13
    O ato moral segundo Tomás de Aquino.Paulo Martines - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):249-264.
    Resumo: Ao considerar as ações que são propriamente humanas, as quais pertencem ao homem enquanto homem, Tomás de Aquino destaca aquelas ações que procedem da vontade deliberada e que visam a um determinado fim, uma orientação que será caracterizada como algo inscrito no próprio ser da criatura e acompanhada de certo conhecimento. Este artigo almeja estudar a constituição do ato moral para Tomás, fazendo ressaltar não apenas a centralidade da vontade na constituição desse ato, mas também certos assuntos pertinentes à (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  11
    Rumour, law and elegy: considerations on Propertius 2.7.Paulo Martins - 2015 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 15:43-58.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Rumor, Lei e Elegia: considerações sobre Propércio 2.7.Paulo Martins - 2015 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 15:43-58.
    Este artigo observa relações entre a ficção das personae poeticae e realidade histórica em Propércio 2.7. Além de seu valor poético, esta elegia de Propércio nos indica precisamente a fronteira entre realidade e ficção em que a elegia romana está situada. De um lado, observamos o aspecto ficcional de suas personae, de outro lado, podemos vislumbrar aspectos referenciais da sociedade romana do período. Entretanto, as personae podem estar impregnadas de características reais, já que não podemos negar a existência histórica de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Rumor, lei e elegia: considerações sobre propércio 2.7.Paulo Martins - forthcoming - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Lógica e Ontologia. Ensaios em Homenagem a Balthazar Barbosa Filho.Marco Zingano, Fátima Regina Évora, Paulo Faria, Andrea Loparic & Luiz Henrique Lopes dos Santos (eds.) - 2004 - Discurso Editorial.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  6
    Narrativas silenciadas.Andrey de Farias Martins Silva, Gabriel Cerqueira de Mello Farias, Paulo Ricardo Silva Lima, Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto, Antonio Tancredo Pinheiro da Silva & Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:48-60.
    A sociedade brasileira no que diz respeito a sua estrutura de relações sociais como conhecemos, tem início no Brasil colônia a qual a instituição de maior força era a escravagista. Nesse sentido, as formações e interações de classes da sociedade brasileira foram arregimentadas pelo racismo, sendo ele escancarado no passado, com leis e naturalização das práticas de disciminação racial, e mantendo grande influência atualmente com a utilização de “máscaras” que encontram para legitimar sua atuação na sociedade contemporânea. Nesse contexto, nos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  21
    A maricultura e a legalização das fazendas marinhas diante da urbanização nas comunidades da Praia de Fora e Enseada de Brito em Palhoça.Karina Martins Da Cruz, Francisco Henrique De Oliveira, Isa De Oliveira Rocha & Márcio Ricardo Teixeira Moreira - 2020 - Ágora – Revista de História e Geografia 22 (1):22-38.
    O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa que relata a organização espacial das fazendas aquícolas no litoral central de Santa Catarina, nas comunidades da Praia de Fora e Enseada de Brito, as quais se encontram no município de Palhoça, pertencentes ao Aglomerado Urbano de Florianópolis. As características de ocupação urbana nas localidades supracitadas remontam ao século XVIII, mantendo as atividades econômicas extrativistas e rurais até a segunda metade do século XX. A partir da década de 1960/1970 verificou-se acelerado processo de construção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 992